Com a regulamentação estabelecida pela resolução nº. 1.852, de 28 de maio de 2011, as empresas e os profissionais de economia, devidamente registrados em Conselho Regional de Economia e em situação regular, poderão proceder ao registro de documentos que comprovem o desempenho de suas atividades profissionais, através da anotação de responsabilidade técnica – ART. As ART’s comporão o seu acervo técnico profissional junto ao CORECON-RO. O profissional deverá adotar os seguintes procedimentos:

1) Preencher o formulário específico (pessoa física ou pessoa jurídica) em 2 vias; anexar o original e uma cópia simples (ou somente uma cópia autenticada) do documento comprobatório do desempenho da atividade profissional e encaminhá-lo ao CORECON-RO. Para a emissão da ART serão considerados somente os documentos relativos às atividades profissionais do economista e da pessoa jurídica, previstas no regramento legal da profissão.

2) Após a certificação da ART apresentada, o economista/empresa receberá a 2ª via, devidamente assinada pelo Presidente do Conselho, junto com o documento original apresentado. A 1ª via e a cópia do documento serão arquivadas no CORECON-RO, e comporão o acervo técnico profissional do economista ou da empresa. No caso da existência de 3ª via, esta será enviada para o Conselho Regional da jurisdição onde tenha sido pactuado o contrato, ou realizado serviço. Quando houver necessidade de comprovação das atividades profissionais desempenhadas, o profissional ou empresa solicitará a emissão da certidão de seu acervo técnico (CAT).

3) Quando o serviço prestado envolver diversos campos da economia, e no caso de co-autoria e co-responsabilidade, a ART deverá ser desdobrada pelo número de economistas ou pessoas jurídicas, exigindo o preenchimento individual dos respectivos documentos (artigo 5º – parágrafo 7º).

4) Para maiores informações e/ou esclarecimentos, entrar em contato pelos telefones 69 – 3224-1452 ou e-mail: corecon-ro@cofecon.org.br

5) Segue abaixo a integra da legislação que regulamenta a emissão da anotação de responsabilidade técnica e certidão de acervo técnico, bem como os respectivos formulários.

O PRAZO PARA ENTREGA DA ART/CAT DEVIDAMENTE REGISTRADAS É DE SETE (7) DIAS CORRIDOS.

Resolução do COFECON 1.852-2011 – Regulamenta ART e CAT

Resolução do COFECON 1858-2011- valores ART e CAT

 Resolução do COFECON 1.867-2012 – Procede alterações ART

Resolução do COFECON 1.911-2014 – Procede alteração ART

Formulário ART – Pessoa Física

Formulário ART Complementar – Pessoa Física

Formulário ART – Pessoa Jurídica

Formulário ART Complementar – Pessoa Jurídica

Tabela ART 2016

Resolução 089-2017 – Aprova isenção da ART