Em atendimento ao disposto na Lei nº 6.839/80 e Consolidação da Lesgislação da Profissão de Economista, as pessoas jurídicas deverão, no ato do seu registro, indicar ao CORECON-SP um ou mais Economistas por elas responsáveis, devidamente registrados neste órgão e em dia com suas anuidades. Para tanto, basta que o Economista preencha, assine e encaminhe ao CORECON a Declaração de Responsabilidade.

Caso o Economista seja registrado em um CORECON de outro Estado, ele deverá requerer, sem qualquer ônus, o seu Registro Profissional Temporário junto ao CORECON-RO, preenchendo o respectivo formulário.

Quando se verificarem quaisquer alterações cadastrais, no contrato ou estatutos da sociedade, ou a inclusão, a exclusão ou a substituição do Economista Responsável, as pessoas jurídicas deverão, no prazo de 30 (trinta) dias, contados a partir da data da ocorrência do fato, proceder às devidas atualizações cadastrais junto ao CORECON-RO e em caso de inclusão de novo Economista Responsável, preencher nova Declaração de Responsabilidade, evitando dessa forma a aplicação das penalidades, nos termos da legislação vigente.

Ao Bacharel em Ciências Econômicas é concedido o Registro de Profissional, válido por tempo indeterminado, com o objetivo principal de o habilitar legalmente para o exercício de atividades técnicas de economia e finanças, inerentes ao seu campo profissional, conforme estabelece a Lei Federal nº 1.411 de 13/08/1951, regulamentada pelo Decreto nº. 31.794, de 17/11/1952 e Consolidação da Legislação Profissional de Economista.