O desempenho da agricultura no município de Cacoal

Imagem:tecnologia-no-cultivo-do-cafe

 

Cacoal é considerada um município promissor com uma economia sólida, mística e próspera,e a agricultura compõe o setor primário de sua economia. Partindopor esse pressuposto, é indiscutível sua contribuição no desenvolvimento de toda a comunidade cacoalense, na prática, se produz os alimentos e os produtos primários a serem utilizados desde o agronegócio, da indústria, do comércio ao setor de serviços.

A agricultura é responsável por boa tarde do PIB do município e também por sua expansão. A produção agrícola cresce ano após ano, e em contrapartida os bons resultados fazem com que incentivos erecursos sejam injetados no setor.

No mercado, a agricultura destaca-se no rank de produção, onde sem medir esforços, os produtores, além do seu trabalho atentam-se as tendências de mercado, como também buscam cada vez mais aderirem às novas tecnologias e se capacitarem.

Atualmente o café é a primeira atividade com a maior produção entre tudo que é produzido no município. Em nível de estado, o município ocupa o segundo lugar como o maior produtor de café de Rondônia. O setor também é referênciana pecuária, cujo ocupa o quarto lugar de maior rebanho do Estado, como na produção de banana, arroz, feijão, mandioca, milho e outras, embora alguns desses produtos sejam produzidos em colheitas temporárias.

É plausível que seu crescimento vem se destacando a cada ciclo, isso porque, Cacoal possui terras férteis e também existe a manutenção e oincentivo ao homem do campo,onde a cada safraaumentam-se os recursos e investimentos, bem como, daPrefeitura Municipal através da Secretaria da Agricultura, do Governo do Estado e de financiamentos através de bancos e cooperativas, além do suporte técnico de órgãos e entidades ligadas ao setor.

Por, NAYARA FERNANDA, economista