O mercado de trabalho no município de Cacoal-RO

No Brasil, taxa de desemprego atinge 13,7% e é a maior desde 2012.

No município de Cacoal o mercado de trabalho fortalece com a chegada de novas empresas.

 

O mercado de trabalho no Brasil enfrenta inúmeras transformações e desafios, entre eles o desemprego. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a taxa de desemprego no Brasil já atingiu 13,7%, ou seja, cerca de 14,2 milhões de brasileiros estão desempregados só neste primeiro trimestre do ano. E os números tende a aumentar se o país não tomar medidas peculiares para melhorar esse índice.  Ainda, com base nos dados da pesquisa, foi constatado que essa é a maior taxa registrada desde 2012.

 

Embora o mercado de trabalho continue a apresentar deterioração, podemos dizer que o município de Cacoal vive um momento histórico com a chegada de novas empresas na cidade. Atualmente, abriu-se vagas para mais de 300 pessoas, isso para trabalhar em apenas duas das novas empresas que estão se instalando no município. Sem mencionar, as pequenas empresas, os contratos de terceirização e o setor da construção civil que estão sempre empregando e disponibilizando novas vagas para o mercado.

 

Também é considerável o número de indivíduos que trabalha por conta própria, e esse número cresceu significantemente nos últimos tempos. Adulto e jovens que não conseguem a oportunidade do primeiro emprego ou que sofre restrições, até por falta de qualificação profissional, desenvolvem meios de conseguir renda extra, como a de vendedor autônomo, por exemplo, e até mesmo, algumas sendo atividades ilegais, como roubos, tráficos de drogas e venda de pirataria, embora os agentes de segurança façam um árduo trabalho com fiscalização para punir essas práticas ilícitas.

 

Portanto, fica claro, que o trabalho em geral, ainda enfrenta grandes problemas, mas que Cacoal, busca integrar empresas para aumentar o índice de emprego, e que já propõem maior atenção e investimento por parte da Prefeitura do Município e do Governo do Estado para a capitação dessas empresas.

 

Ademais, o município de Cacoal tem uma grande variedade de cursos profissionalizantes, a fim de acompanhar a demanda do mercado, com isso, a sociedade Cacoalense possui vantagens de capacitar para o mercado de trabalho, uma vez que, a cidade é polo universitário e referencia de cursos no Estado.

Por NAYARA FERNANDA, economista

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *