Home > Quem Somos

Somos uma Autarquia Federal, criado pela Lei Federal nº 1.411, de 13 de agosto de 1951, regulamentada pelo Decreto N.º 31.794/52 com nova redação dada pela Lei N.º 6.021/74, Lei N.º 6.537/78, tendo como atividade precípua de registrar,disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Economista. Segundo impõe a citada legislação, estão sujeitas ao registro nos CORECONs, as Pessoas Físicas e as Pessoas Jurídicas que exerçam sob qualquer forma atividades técnicas de ECONOMIA e FINANÇAS.

Instituído em 1984 o Conselho Regional de Economia de Rondônia, trabalha ainda no sentido de estimular o aperfeiçoamento técnico e acadêmico dos Economistas de Rondônia e apóia o debate público de ideias e questões econômicas. Com propósito de desenvolver um elo, na prática, entre o Economista e a sociedade.

O Conselho Regional de Economia – 24ª Região – RO – CORECON-RO – conta atualmente com 662 inscritos, distribuídos entre a capital e os demais municípios do Estado. Tem por atribuição organizar e manter o registro profissional dos economistas, fiscalizar a profissão, expedir as carteiras profissionais, impor penalidades à infração da legislação profissional e cooperar com o COFECON em seu programa de trabalho, destinado à valorização profissional.

Tem contribuído para o economista, em especial, possuir sólida formação teórica a partir de uma visão metodologicamente pluralista da Ciência Econômica; ter consciência criticamente aberta sobre a realidade socioeconômica do País e assumir postura responsável no tocante à sua atividade profissional.