Atenção, Economistas!

Atenção, economistas!

Comunicação de Não Ocorrência COAF.

 A  Resolução Cofecon nº 1.902/2013 define obrigações junto ao COAF para pessoas físicas e jurídicas que trabalham com Economia e Finanças.

 O ato normativo mencionado é a regulamentação decorrente da Lei nº 9.613 de 3/3/1998, que dispõe sobre os crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores; sobre a prevenção da utilização do sistema financeiro para os ilícitos previstos nesta Lei; cria o COAF e dá outras providências.

O artigo 3º da Resolução Cofecon nº 1.902/2013 determina que as pessoas físicas e jurídicas prestadoras dos serviços de Economia e Finanças avaliem a existência de situações de suspeição, ou avaliem se as conheceram durante suas atividades no exercício ou ano calendário findo, 1º/1/2021 a 31/12/2021. O parágrafo 4º do referido artigo caracteriza as circunstâncias ou fatos que podem ensejar ou configurar sérios indícios da ocorrência dos crimes previstos na Lei nº 9.613 ou com eles relacionar-se, devendo ser analisadas com especial atenção e, se consideradas suspeitas, comunicadas diretamente ao COAF, por meio eletrônico em seu sítio, utilizando o Sistema de Controle de Atividades Financeiras, SISCOAF.

 Ou, ainda, após a mesma avaliação referida e, em não havendo situações de suspeição no ano calendário findo, as pessoas físicas e jurídicas deverão comunicar ao Conselho Regional de Economia no qual que estão registradas. O COAF utiliza o termo “Comunicação de Não Ocorrência – CNO” para caracterizar tal procedimento.

O prazo para a entrega do “Comunicação de Não Ocorrência – CNO” vai até o dia 31 de janeiro de 2022.

Entrega pelo email: corecon-ro@cofecon.org.br

 

Documento:

Formulário para Comunicação de Não Ocorrência Coaf

IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia (ENEPA)

IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia (ENEPA)

Em breve teremos o IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia (ENEPA), nos dias 20, 22 e 23 de abril de 2022. O evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia (PPGA/UNIR), envolve os departamentos de: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Ciências da Informação do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas – NUCSA e nesta edição tem como coordenador geral: o Prof. Dr. Erasmo Moreira de Carvalho; como coordenadora executiva, a Profa. Dra. Carolina Yukari Veludo Watanabe e como coordenador científico o Prof. Dr. Carlos André Muller, além do   prof. Dr. Osmar Siena como membro consultor e alunos do mestrado em administração como membros colaboradores.
O evento será totalmente online e as submissões dos trabalho iniciam nessa segunda dia 10 de janeiro e encerram dia 25 de fevereiro e podem ser feitas pelo link:
https://www.even3.com.br/enepa2022.

O evento, em suas 3 edições anteriores, sempre foi um sucesso. A primeira ocorreu em agosto de 2012, com um número de inscritos superior ao público esperado. Foram apresentados 69 trabalhos científicos, sendo 60 artigos científicos e nove resumos expandidos. A segunda edição ocorreu em agosto de 2016, e a participação também foi superior às expectativas. Foram submetidos 142 trabalhos, dos quais 71 foram aprovados para apresentação e publicação. Já na terceira edição, que ocorreu em outubro de 2018, foram submetidos à avaliação 80 trabalhos, dos quais 39 foram aprovados para apresentação e publicação.
O evento que tem com o objetivo consolidar a pesquisa científica na área de Ciências Sociais Aplicadas na região amazônica e também oportunizar o debate e a troca de experiências entre pesquisadores, docentes, discentes de pós-graduação, discentes de graduação e profissionais das áreas de Administração, Ciências da Informação, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Este ano, o evento contará com os palestrantes: Prof. Dr. Carlos Renato Theóphilo (UNIMONTES), Prof. Dr. Minelle E. Silva (Excelia Business School – Chercher au CERIIM) e o Prof. Dr. Samuel Façanha Câmara (UECE).
Essa edição tem como tema “Desafios e Oportunidades das Organizações Amazônicas no Pós-Pandemia”. E contará com cinco áreas temáticas para submissão de trabalhos:
– ADMINISTRAÇÃO I – Estratégia, Gestão e Tecnologia em Organizações;
– ADMINISTRAÇÃO II – Governança, Sustentabilidade e Amazônia;
– CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO;
– CONTROLADORIA E CONTABILIDADE;
– ECONOMIA
Cada autor pode enviar no máximo 4 artigos para o evento independente da área e cada artigo poderá ter até 4 autores.

CORECON RO ELEGE PRESIDENTE E VICE-PRESIDENTE PARA O MANDATO DE 2022

CORECON RO ELEGE PRESIDENTE E VICE-PRESIDENTE PARA O MANDATO DE 2022

O Conselho Regional de Economia do Estado de Rondônia, em Sessão Plenária Ordinária, realizou a posse dos novos Conselheiros efetivos e suplentes, para o triênio 2022/2024, sendo: Conselheiros Efetivos – Marcelo Henrique de Lima Borges, João Batista Teixeira de Aguiar e Júlio Cezar Ramos Nogueira, tendo como suplentes os Economistas, Andréia Moreschi da Silva, Vanessa Cruz de Souza e Mauricio Bispo de Amaral.

Na ocasião também foram reeleitos e empossados como Presidente e vice-presidente para a gestão 2022, os Conselheiros João Batista Teixeira de Aguiar e Avenilson Gomes da Trindade, respectivamente.

À frente da Autarquia, a diretoria eleita dará continuidade aos projetos estratégicos do CORECON/RO sempre com foco na valorização profissional e no reconhecimento da sociedade do importante trabalho realizado pelos economistas.

João Batista Teixeira de Aguiar – Mestre em Administração Pública. Pós-Graduado em Economia e Política Internacional. Pós-Graduado em Agricultura e Desenvolvimento. Pós-Graduando em Docência para o Ensino Profissional e Tecnológico. Bacharel em Ciências Econômicas. Ex-Assessor Financeiro na Construção Civil. Ex-Analista de Câmbio em Comércio Internacional. Ex-Professor de Economia da Universidade Salgado de Oliveira. Ex-Professor de Economia da Universidade Federal de Rondônia. Ex-Membro Titular do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Ex-Membro Titular do Conselho Escolar do IFRO – Campus Porto Velho Zona Norte. Ex-Coordenador do Comitê Técnico de Governança e Gestão de Risco do IFRO. Ex-Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Planejamento Estratégico na Gestão Pública do IFRO. Ex-Vice-Presidente e Gestor Financeiro do Conselho Regional de Economia de Rondônia. Membro Suplente do Conselho Superior do IFRO. Professor Efetivo de Economia do IFRO. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade da Amazônia. Coordenador do Curso Técnico em Finanças Subsequente Presencial do IFRO.

Avenilson Gomes da Trindade – economista, especialista em gestão financeira, gestão pública e planejamento estratégico para governos e mestrando em propriedade intelectual. É secretário adjunto de desenvolvimento econômico da Superintendência de Desenvolvimento Econômico do Governo de Rondônia e professor na área de gestão da Faculdade Sapiens.